quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Ermelinda, a Desocupada

Ermelinda era uma desocupada. Essa era sua ocupação principal. Dá pra entender? De uns tempos para cá, venho descobrindo que o termo "desocupada" passou a designar uma nova classe de profissionais, altamente gabaritados, verdadeiros "experts" no ofício da vagabundagem.
Acho inclusive que, em breve, vai se tornar uma profissão regulamentada, com direito a carteirinha, registro no conselho regional e exame de admissão. Isso mesmo. Exame para obter licença no ofício de se desocupar.

Uma desocupada de plantão como Ermelinda, devidamente registrada no CRD (Conselho Regional das Desocupadas), é uma profissional que, ao contrário do que o nome indica, desenvolve várias atividades. Ermelinda é desocupada mas não é tão burra assim. Tipicamente alguém que mora com os pais, entende, mais do que ninguém, que se trata de uma condição transitória. Assim, seu principal objetivo é buscar meios de subsistência, que a permitam perpetuar seu ócio. Como não estudou o suficiente para desenvolver uma atividade, tampouco deseja desenvolver nada de útil, procura desesperadamente por alguém que a sustente.

Nesse ponto, o advento da Internet veio facilitar o "trabalho" dessas tão competentes profissionais. Assim, em sites de namoro ou nos orcutes e hotmails da vida, procuram pelo seu príncipe encantado, o que finalmente vai lhes tirar do aluguel, e lhes abrirá as portas da carruagem da vida (carruagem de preferencia, importada e zero km).

Pois bem. Eis o príncipe. Se foi achado no orcute, MSN ou Baixa Aqui, não importa. O que fazer com ele? Ele não é bonito, mas isso também não importa muito. Ele parece escrever bem. Mas Ermelinda quer saber mais sobre o príncipe. Então joga o nome dele no único dicionário que conhece, o Google. E para sua surpresa, descobre coisas fantásticas sobre a vida dele.

Descobre que foi casado, que tem filhos, que trabalhou em várias empresas. "Sim, ele trabalha!" Pensa ela. "Se ele trabalha, é sinal que eu nunca mais terei de trabalhar na minha vida." Ermelinda está tão encantada com os dotes principescos, que até esquece que ela, de fato, nunca trabalhou na vida.

Ermelinda tenta conversar com o príncipe. Ele não lhe dá atenção. Pudera, está muito ocupado trabalhando. Ermelinda escarafuncha-lhe os escritos, faz anotações, conversa com outras pessoas. Ela parece decidida a se casar com o príncipe, por bem ou por mal.

Não obstante toda a indiferença que convém a um príncipe e uma desocupada, Ermelinda não desiste. Agora a sua estratégia é mostrar a todas as outras colegas de profissão que ele é, na verdade, um sapo. Se conseguir de alguma forma provar isso, o príncipe fica só para ela. Fácil né?

Mas o príncipe não é burro. E acima de tudo, ele tem desejos e vontade própria. Não se rende aos encantos baratos de Ermelinda e suas asseclas.

Mas ela segue assim, destruindo amizades de longa data, difamando, fazendo visitas estranhas pelo orcute, assediando pelo MSN, pelos blogs da vida, todos os amigos e principalmente as amigas e pretendentes do príncipe. Ermelinda nunca vai desistir, pois desistir significa abdicar da sua profissão de desocupada, abdicar de seu sonho de fazer um bom casamento, quando passará a procurar amantes ao invés de maridos.

Ermelinda tem o pensamento do século XIX, mas usa as armas tecnológicas do século XXI para conseguir seu intento. Mas até hoje, tudo o que ela conseguiu foi uma grande dor de cabeça.

Ermelinda é nossa homenageada aqui na Alfândega do Fim do Mundo.

Parabéns, Ermelinda !

27 comentários :

Lila disse...

Eu beijo a boca do sapo que Ermelinda criou e quando abro os olhos... eis o príncipe. E que príncipe!

joeldo disse...

Lila adorei o comentário,
A Ermelinda só falta pôr a foto do príncipe na boca do sapo. Rs.
Outro beijo pra vc
Joeldo

Lygia disse...

Mas a runas, o tarot e todos os mágicos consultados afirmam e confirmam que o prícipe será seu para sempre!!! Não será fácil! A luta será árdua! Terá que lutar contra muitas forças... Mas um dia o príncipe será seu. E aí, serão felizes para sempre... Ai! Que os anjos o protejam!!!!! rsrs

Lila disse...

E quando eu beijo, não quero saber se é príncipe ou se é sapo. Se abro os olhos e vejo um príncipe é por força da circunstância... Eu beijo um homem lindo, cheiroso, inteligente e com um coração cheio de virtudes raras...
E, Sra. Ermelinda, não cruze mais o meu caminho...

Bezinho disse...

É..papito
pelo visto,existem muitas Ermelindas de plantão...,cabe ao sapo saber em que braços pretende vira principe,caso as Ermelindas esteja em plantão 24hs ,aqui vai uma dica sapo detesta cepacol,ralls
beijos
Angelica Amorim

Mari Amorim disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mari Amorim disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fred Matos disse...

Ah! Esta alfândega promete muito mais do que eu podia imaginar, amigo Joeldo.
Abração

Mari Amorim disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Felino da Madrugada disse...

e ai Papito
do acadêmico ao forrobodó?kkkkkkkk
isso aqui tá bom demais!
ainda bem que a Dama de ferro é desencanadakkkkkkkkkkkk.Sabe quantas Emelindas nesses ultimos dois meses passaram por aquele perfil vigiando a vida do sapo? 180 Ermelindas diferentes,todas querendo beijar a boca do sapo ,caramba!e os emails contabilizados são de doer verdadeiras mocréias e tem algumas que são alfabetizadas espetam ate em verso e prosakkk ,tem uma que roga praga,outra digita palavrões,td por um olhar mais rentável,esqueçam nossos endereços.
Te cuida,papito elas vão se rebelarkkkkkkkkk
abraços

Fabi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
joeldo disse...

Filhão, quero é ver como vai ser essa revolta, será que vai ser como a Batalha de São Jorge contra os 1000 dragões?
As Ermelindas que se cuidem, minha espada está afiada.
Abraços,
Joeldo

joeldo disse...

Fabiana, concordo com você.
Quem sabe no dia que a Ermelinda descobrir o verdadeiro amor, ela desiste dessa vida de buscar tábuas de salvação para montar em cima, como tenta fazer com o nosso herói, pobre batráquio-príncipe.
Beijos
Joeldo

Fabi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
cantinho da Tania disse...

CREIO OS COLEGAS ESQUECERAM QUE ESTAMOS NA RA CIBERNETICA E A STA.E AINDA ESTÁ NA EPÓCA DOS CONTOS DA CARROCHINHA, ONDE NÃO EXISTIAM INTER, E TODOS OS RECURSOS QUE ELA ESTÁ DISPONDO PARA TENTAR PESCAR O "SAPO", ALGO NÃO COMBINA BEM AINDA SE ELA ESTÁ NA ERA DE PRINCIPES ENCANTADOS , MAGOS E MAGIAS ENTÃO ELA TEM UM PORTAL DE PASSAGEM PARA O SEGUNDO MILÊNIO E ESTÁ PONDO OS PÉS PELAS MÃO E MTO MAL ACESSORADA , POIS PODERIA EM VEZ DE SE EXPOR COMTRATAR UM DATETIVE OU COISA ASSIM PARA FAZER UM DOSSIÊ DO SR. "SAPO" COMO MTA GENTE O FAZ E PRONTO ERA SÓ LANÇAR A REDE E QUEM???? SABE ELA O PEGARIA, QUE ACHAM?????????????

joeldo disse...

Tania,

Mesmo se a Ermelinda fosse bem assessorada, o anfíbio descrito no texto, não é como político em época de eleição não.

O sapinho é imune a dossiês e redes.

Abraços
Joeldo

Felino da Madrugada disse...

fala papito!
estamos aqui apostos eu e angel,
vamos juntar nossas forças é com o nosso poder mental desconecta la
para sempre, e pq vai q desiste do sapo e vem atras de mim...
to fora mocreia!!!
conte comigo kkkk
abraços querido

Angelica Amorim disse...

oi Papito,
Enqanto perguntavas por mim,fui
comprar pó contra Mocréias,fiz tb
um cursinho relâmpago ah,esse não poderei publicar pq elas estão rondando esse blog,mas vamos exorcisá las,pediremos ao universo que traga a esses solitárias mocreias,que saim da vida do sapo,cheias de outros amores,dançando a luz do luar,muito funk,hip hop,street dance,folk rock,
exeto a chefe das Ermelindas sabe pq né?!,ah! Volta Myrian(liga não)
Te amamos Papito,estamos de alma lavada bjajajajajajajâo

joeldo disse...

Filhinha do coração, é bom mesmo se precaver, passa pó de pirlimpimpim, ou coisa que o valha, não quero nenhuma mocréia dessas te interceptando no caminho da escola.
Te amo.
Beijos
Joeldo

Lygia disse...

Prá terminar a história, existe um segredo que as Ermelindas não sabem... O príncipe é mesmo encantado... mágico...mas é do mundo. E tem entre seus poderes um que extermina em instantes qualquer ser que pense em encarcerá-lo só para si. E aqui entre nós, isso seria um crime né?

beijos Jo

Angelica Amorim disse...

Papito....
Hoje aqui na facul,estamos concluido aquele trab,foi um sucesso o último texto,os professores riram muito e deram um final para a Ermelinda,e cada um descreveu a personalidade cruel de cada uma delas,até o meu orientador que é..um rapaz de fino trato kkk,diz que na reunião de Pais,não aceitará mais a PUC,e sim a Alfândega,sinto que se Blog,ficará congestionado,o pai da Gekila foi eleito c0m 500 votos,o melhor blog da net,não é só a Dama de ferro que se orgulha de você,EU TAMBÉM,nosso sapinho favorito
bjs
Angélica Amorim

Bezinho disse...

Sr.Joeldo
Tomamos a liberdade,de utilizar o espaço de Angélica,p/ parabenizá lo,
por textos e os poemas trazidos por nossa aluna. São excelentes,extendo através desse à "Dama de Ferro" no recanto das letras,logo mais entraremos com o nossos blogs para acompanha lo,vamos torcer que as Ermelindas não nos acompanhe,mas a Ermelinda está de plantão,esperamos que a "Dama" não dê um final Trágico à ela,pois e o desejo de todos aqui,
solicitamos quando houver um final,escreva sobre ele,o título sugerido é" O sorriso da Dama com o sapinho nas mãos",com o desenho de um pé esmango uma mocreia.
Um grande abraço
prof.Geraldo Gusmão
orientador de curso

joeldo disse...

Prezado Professor, é uma honra tê-lo aqui, nesta minha humilde choupana virtual. Fico muito grato pela visita e atenção.
Na verdade, não sabia que a Ermelinda tinha virado o capitulo inicial de um romance, rs, vou tentar elaborar mais capítulos, e intercalá-los entre os textos e poemas da Alfândega.
Abraços
Joeldo Velôso Holanda

Anônimo disse...

Hoje primeira dama,amanhã como todas ,Ermelindas...e o sapo culto...tc,tc,tc..
dirá he,he, é só uma velha amiga...
E a proxima "Mocréia" acreditará...
nas belas palavras,do principe.

Mari Amorim disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
joeldo disse...

Traduzindo: anjo maldito, volte pro inferno.

Que foi Ermelinda, a carapuça lhe serviu?

Arrume um emprego. Se você tem mãos que funcionam pra digitar essas baboseiras, quem sabe alguém a contrate para implantar notas fiscais.

Nem o príncipe, nem o sapo, querem você.

MÁRCIA disse...

COM AS MESMAS CARACTERÍSTICAS E OBJETIVOS DA ERMELINDA, EXISTE O SR.ERMELINDO TAMBÉM.