sábado, 13 de dezembro de 2008

Há Cerca de Tudo

...
..
.

[Foto: Divisa da faz. Sta.Clara, na est. de acesso a Curralinho, distr. de Jaboticatubas-MG, às 19:40, h. de verão.]



"Para fazer poesia
É necessário sentir
Ou imaginar que se sente.
Cristalizar emoções em palavras
Decantar palavras em versos
Para então sublimá-las em emoções."

[Joeldo Holanda - 26 Abr 1999]


"Viver é como navegar sem rumo
e ser feliz é enfrentar o mar
e, na tempestade, não perder o prumo."

[Fred Matos]

Vamos lá, então.



A Cerca (v 2.0)

Lembro-me daquela cerca
Que vi em sonhos.

Para além daquela cerca
Vejo colinas e vejo paisagens
E vejo pessoas
E vejo a mim mesmo.

Mas jamais poderia passar
Para além daquela cerca.

Pois se o fizesse, meu sonho morreria
Ou eu me perderia completamente
Num sonhar sem volta.

.

..

...

17 comentários :

Fabi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mari Amorim disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maria Helena disse...

As citações são lindas.
Chamou-me atenção a data,
estava trazendo à Luz,Maria Clara e
Maria Beatrice .Final de SÉCULO,e MILÊNIO.Foi como sua poesia,um presente de Deus.
Peço-lhe licença ,e trago Greg como seguidor,marido e companheiro de grandes feitos.
Parabéns!
Maria Hena (é nome de batismo,rs)

GREG disse...

Olá Joeldo,
Gostei muito,tocante,o poder do universo das palavras cristalizadas
quase 10 anos depois,pessoas com olhares diferentes sentem essa magia em seu momento de reflexão.
Através dessa grande "pessoa,seja bem vindo.
Parabés!
Abraços do amigo
Greg

ANTI-VÍRUS TEACHER ZEN disse...

Sócrates acreditava que o melhor modo para as pessoas viverem era se concentrando no próprio desenvolvimento ao invés de buscar a riqueza material. Convidava outros a se concentrarem na amizade e em um sentido de comunidade, pois acreditava que esse era o melhor modo de se crescer como uma população. Suas ações são provas disso: ao fim de sua vida, aceitou sua sentença de morte quando todos acreditavam que fugiria de Atenas, pois acreditava que não podia fugir de sua comunidade. Acreditava que os seres humanos possuíam certas virtudes, tanto filosóficas quanto intelectuais. Dizia que a virtude era a mais importante de todas as coisas.
Um abraço

DOWNLOAD disse...

Maravilhoso..
Que no final desse século
na mesma data,no mesmo horário
possa fotografar um outro cenário
mais bonito ainda,e com outro olhar,o da experiência,possa escrever um outro poema.
Milhões de abraços amigo.

FILHOS DA PUC disse...

Olá!!!
Nossa que lindo!
que alma cristalina.
você nasceu com o DNA poetico...
Parabéns!
beijos

Fred Matos disse...

Dessa vez preciso começar por agradecer a citação e, como é inevitável, aplaudir sua poesia.
Abração, Joeldo

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olá Poeta,

Não habita em mim uma alma poética, porém, é cultivado o mais sublime dos sentimentos, o Amor.
Todos os dias celebro a grandiosidade desse nobre sentimento, cristalizando em mim, apenas as boas emoções. Confesso, é difícil manter o prumo diante de tormentas, mas ao resgatar a força do Amor, percebo que fica mais fácil viver.
Então, não sei se sonho ou se me transporto a lugares magníficos.
Nesses lugares encontro pessoas, amigos, parentes, amores e anjos.
Nem sempre há calma por lá, parece que as pessoas se afligem, outras se alegram com minha presença, outras me acolhem e muitas, simplesmente irradio o Amor.
Mas quando minha alma está aflita, corro na direção de uma cerca, onde não há vida, apenas uma paisagem que provoca um certo mistério, algo inexplicável. Então volto e repouso sob a sombra de uma frondosa árvore.
Ao ler seu poema, me deparei com esses sonhos recorrentes e compreendi que se ultrapassasse a cerca, não mais voltaria a viver esse sonho.
Foi maravilhoso poder decifrar em seu belo poema, o meu incessante sonhar. Quando me deparar com um obstáculo, ouvirei primeiro a voz do meu Deus interior para que possa voltar e recomeçar a sonhar.
Abraços fraternos
Lisete

COMO HOJE É O SEU DIA, QUE ELE SEJA REPLETO DE LUZ, SAÚDE, HARMONIA, PAZ, EQUILÍBRIO, SABEDORIA E AMOR, MUITO AMOR.

JO
P A R A B É É É É N S S S S S

Lygia disse...

Existem coisas que são lindas demais para serem descritas com palavras. É necessário admirá-las em silêncio para aprecia-las em toda sua plenitude.

Parabéns Poeta

Beijos

Lygia

joeldo disse...

Gente,
Ainda não tenho palavras para responder a todos.
Meu amigo meu deu uma festa e estou aqui, de notebook ligado em vocês.
Só sei que estou muito feliz.
As fotos da festa enviarei em breve.
Beijos.
Jo

Angelica Amorim disse...

PAPITO!
Ebaaaaaaa
sua alma é linda..
sempre haverá uma constelação,
iluminando seu longo caminho.
e como uma borboleta,voltará sempre ao seu jardim,e sentir o perfume de suas flores...
Muitos poléns...,mel!!!
Gékila

Felino da Madrugada disse...

Paizão!!!
Quem não brindaria, essa data tão feliz com você?,Se o céu está em festa...
A Bohemia,tá gelando...
Aplausos,pelo homem que és.
Parabéns!kkkkk
Michel Amorim

Katia Cristina disse...

Joeldo,
Suas palavras falam ao coração e a razão, no real sentido de se viver em plenitude um dia após o outro, mesmo entre os arames de uma cerca. O que infelizmente ainda é a realidade de tantos.
Abraçossss.
Katia Cristina

Luciana Ximenez disse...

Joeldo,
Em primeiro lugar,o seu blog é muito legal,passei à tarde lendo seus textos e comentários, fiquei muito curiosa,rs.Parabéns, pelo aniversário ,e por todo conteúdo.
Obrigada, pelo ambiente acolhedor.
abraços

Laura disse...

Nossa Joeldo, linda foto. Que bom que você está curtindo mais a natureza. Eu amo lugares assim, você sabe disto. Curtindo e cuidando do meu jardim eu sinto Deus mais próximo de mim. Como a natureza é MARAVILHOSA!
Beijão